Figueira da Foz: Buscas subaquáticas por pescador desaparecido suspensas até às 20h

As buscas subaquáticas pelo pescador ainda desaparecido, no naufrágio do arrastão Olívia Ribau, foram suspensas às 14h30 de hoje, devido às condições adversas no rio Mondego e serão retomadas às 20h00, disse o porta-voz da Autoridade Marítima.

Figueira da Foz: Buscas subaquáticas por pescador desaparecido suspensas até às 20h

"Houve uma tentativa de conseguir identificar um dos ecos que foi identificado pelo sonar lateral [equipamento colocado no barco dos Pilotos que faz uma 'radiografia' do fundo do rio], tentámos por mergulhadores na água mas, atendendo a que esse eco está mesmo localizado na boca da barra, foi completamente impossível. Está uma corrente muito forte, uma ondulação muito forte", disse o comandante Nuno Leitão.

O responsável adiantou que a Autoridade Marítima não vai "correr riscos" à procura do corpo que está desaparecido e que, devido "à grande corrente que se faz sentir, à ondulação fortíssima e vento", tentaram pôr um mergulhador dentro de água para aceder ao interior do arrastão, "mas as condições de segurança não garantem minimamente a segurança do homem que vai para dentro".

"Por isso, as buscas serão canceladas até às 20h00, que é a próxima maré de estofo de maré e, nessa altura, na expectativa que possa haver condições, vamos tentar novamente", disse Nuno Leitão.

O porta-voz da Autoridade Marítima disse ainda que as buscas em terra nas praias adjacentes ao local do naufrágio continuam com meios da Polícia Marítima.

Cerca das 19h30 de sexta-feira foi encontrado, no interior do arrastão, o corpo de um dos pescadores que ainda estava desaparecido. Residente na Praia de Mira, o homem, de 44 anos, era o cozinheiro da embarcação.

Na terça-feira tinha já sido encontrado um corpo e, na quinta-feira, mais dois. Dois outros pescadores foram resgatados vivos na terça-feira, dia do naufrágio.

No arrastão Olívia Ribau, naufragado na terça-feira passada, cerca das 19h15, à entrada do porto da Figueira da Foz, seguiam sete pescadores.

Lusa/SOL