95 mortos e 246 feridos nos atentados na Turquia

O duplo atentado suicida que se registou hoje em Ancara, na Turquia, provocou pelo menos 95 mortos, de acordo com um balanço divulgado ao início da noite pelo gabinete do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

95 mortos e 246 feridos nos atentados na Turquia

O balanço anterior indicava 86 pessoas mortas no atentado perpetrado contra militantes de partidos, sindicatos e organizações não-governamentais de esquerda, próximos da causa curda.

Também o número de feridos aumentou desde o balanço anterior, feito à tarde, passando de 186 para 246, dos quais 48 estão nos cuidados intensivos do hospital de Ancara, adiantou o Governo turco, acrescentando que este foi o atentado mais mortífero jamais registado em solo turco.

O duplo atentado aconteceu cerca de três semanas antes das eleições legislativas antecipadas turcas (agendadas para 01 de novembro), tendo o Governo decidido decretar três dias de luto nacional.

O acontecimento está a provocar vários movimentos de protesto quer na Turquia quer em países europeus.

Em Istambul, pelo menos 10 mil pessoas foram para as ruas para contestar e atribuir responsabilidades pelo atentado ao Governo turco, exibindo uma grande faixa com a frase "Conhecemos os assassinos" e apupando o Presidente islâmico-conservador turco, Recep Tayyip Erdogan, e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, segundo o testemunho de um repórter fotográfico da agência noticiosa francesa AFP. 

Em Paris, e também de acordo com a AFP, a polícia estima que estejam nas ruas, perto da Praça da República, cerca de um milhar de pessoas, a maioria das quais curdas, manifestação que foi convocada pelo Conselho Democrático Curdo em França.

Também em Estrasburgo, no nordeste de França, estão mais de 400 pessoas a manifestarem-se na rua, segundo a polícia local, e várias centenas estão a juntar-se em Marselha, com cartazes onde se lê "Erdogan Assassino".

Os organizadores destas demonstrações já convocaram mais protestos para domingo à tarde em Paris, para pedir "o fim da guerra suja e do estado de terror na Turquia e No Curdistão".

Também em Zurique, cerca de mil pessoas juntaram-se no centro da maior cidade da Suíça, naquilo que a polícia classificou como uma manifestação pacífica.

Os atentados mais mortíferos das últimas três décadas na Turquia

O ataque hoje ocorrido em Ancara, no qual morreram pelo menos 86 pessoas, é um dos mais mortíferos dos últimos 33 anos na Turquia.
As duas explosões registadas em frente à estação central de comboios da capital turca também fizeram perto de 200 feridos, de acordo com as autoridades turcas.

Os principais atentados perpetrados na Turquia desde 1982: 

– 07 de agosto de 1982: A explosão de uma bomba, seguida de um tiroteio no aeroporto de Ancara, faz 11 mortos e 63 feridos. O ataque é reivindicado pelo Asala (exército secreto arménio para a libertação da Arménia).

– 06 de setembro de 1986: Um atentado contra a sinagoga de Neve Shalom em Istambul mata 24 pessoas, incluindo os dois autores do ataque. A ação é reivindicada pela Jihad Islâmica.

– 25 de dezembro de 1991: Explosivos e 'cocktails molotov' são lançados contra uma grande loja de comércio localizada no lado europeu de Istambul. O ataque faz 17 mortos e 23 feridos. A operação é atribuída ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização armada que luta desde 1984 pela criação de um Estado autónomo no sudeste da Turquia (zona maioritariamente curda).

– 13 de março de 1999: Um ataque contra um centro comercial em Istambul mata 12 pessoas. O PKK reivindica inicialmente a autoria do atentado, mas recua depois.

– 15 e 20 de novembro de 2003: Quatro atentados suicidas com carros armadilhados são perpetrados em Istambul. Duas sinagogas, o consulado britânico e o banco britânico HSBC são os alvos da ação terrorista que faz 63 mortos, incluindo o cônsul-geral britânico, e centenas de feridos. Os ataques são reivindicados por uma célula turca da Al-Qaida.

– 12 de setembro de 2006: O rebentamento prematuro de uma bomba perto de uma paragem de autocarro em Diyarbakir (sudeste), mata 10 pessoas, incluindo sete crianças. Os rebeldes curdos negam qualquer envolvimento.

– 27 de julho de 2008: Dois atentados bombistas fazem 17 vítimas mortais e 115 feridos em Istambul. As autoridades turcas responsabilizam o PKK.

– 20 de julho de 2015: Um atentado em Suruç, perto da fronteira com a Síria, faz 33 mortos e centenas de feridos, incluindo jovens militantes da causa curda. O ataque é atribuído pelas autoridades ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), mas acaba por desencadear uma retaliação por parte da guerrilha curda contra as forças de segurança turcas, acusadas de não conseguir proteger a população local.

– 10 de outubro de 2015: Uma dupla explosão em frente à principal estação de comboios de Ancara faz pelo menos 86 mortos e perto de 200 feridos. Para o local estava agendada uma marcha a favor da paz, na qual eram esperadas milhares de pessoas. Esta ação acontece três semanas antes das eleições legislativas turcas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (islâmico-conservador), condena este "ataque hediondo".

Lusa/SOL

Atualizada às 22h20