Eduardo Barroso abandona Prolongamento da TVI em direto

Eram 23h e 26 minutos e a habitual emissão de segunda-feira do programa Prolongamento, na TVI24, ia a meio. Discutia-se quem poderá ser o árbitro do dérbi Benfica-Sporting, no dia 25, quando o médico cirurgião Eduardo Barroso, comentador residente pelo Sporting, abandonou o programa em direto e despediu-se da TVI com críticas duríssimas a Pedro…

De rajada, Barroso explicou: "Tenho 66 anos e há cinco que eu vinha para este programa para debater com adversários amigos, e em que às vezes aconteciam algumas picardias. Mas eu agora não me revejo neste programa. A minha dignidade não me permite sentar nesta cadeira à frente de pessoas como a do interlocutor do Benfica. Faço-o em nome do respeito por mim próprio, pelos meus amigos, familiares e até doentes. Foram cinco anos de grande prazer e confrontação, com os meus amigos Manuel Serrão e Fernando Seara. Peço desculpa aos sportinguistas, mas não me sinto com condições para continuar a defender o Sporting com pessoas com este caráter e com esta qualidade humana como as deste sr. que está aqui à frente de mim. Peço desculpa, mas tinha de fazer isto aqui hoje, tenho familiares, amigos e até doentes que me disseram 'sotôr, não se sujeite mais àquilo'."

Calados, a ouvir, estavam o pivô do programa, Joaquim Sousa Martins, Pedro Guerra e Bernardino Marques, que na emissão de ontem substituía Manuel Serrão no lugar de comentador residente pelo FC Porto.

Barroso concluiu: "Tenho de respeitar a minha dignidade e tenho de dizer que não consigo estar sentado aqui à frente deste sr. e muito menos ao lado. Tenho medo de ter algumas atitudes de que me possa arrepender e até envergonhar. Não tenho nada contra si, Sousa Martins, nem contra a TVI, e tenho pena de não estar aqui o meu amigo Manuel Serrão. Mas isto é mau demais e espero que se venha a reconhecer isso pela minha saída".

"Livrei-me disto!"

O apresentador ainda disse que preferia que discutissem o assunto em privado, mas Barroso atalhou: "Não sei se quer que me mantenha aqui… ou se quer que vá embora…? Eu não vou dizer mais nada". E acabou por levantar-se, deu um abraço a Sousa Martins e foi embora exclamando "livrei-me disto!".

O clima no programa tornou-se conflituoso nesta temporada, quando Pedro Guerra foi substituir Fernando Seara. Essa conflitualidade atingiu o auge na semana passada, com a troca de acusações entre Guerra e o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, convidado especial nesse programa.

Antigo jornalista de O Independente, nos anos 90, e assessor de Paulo Portas em 2002, no governo PSD-CDS, Pedro Guerra é diretor de conteúdos da Benfica TV e era antes colunista do CM e da CMTV.

Ontem, após Barroso sair, ainda se queixou: "Eu fui muitas vezes aqui destratado pelo Dr. Eduardo Barroso e quero dizer que foi também uma situação que me causou preocupação e alguma angústia, e que acho que não mereço".