Arquitetura: Top 5 dos hotéis portugueses

De norte a sul do país, o que não falta são hotéis que chamam a atenção pela sua arquitectura. A preocupação com o design exterior é a utilização de novos materiais é uma tendência que pode ser vista, principalmente, nas zonas rurais.

A pensar nesta tendência o motor de busca de hotéis Trivago fez uma seleção dos hotéis portugueses que mais se destacam na categoria de arquitectura.

A interacção harmoniosa entre construção e natureza são o factor que mais salta à vista nestes empreendimentos.

Top 5

Ozadi Tavira (Tavira)

Um hotel originalmente construído em 1971 e projetado pelos arquitetos Barros da Fonseca e Paiva Lopes, mas recentemente reabilitado pelo arquiteto Pedro Campos Costa. Com o desafio de manter a linguagem característica dos anos 70 mas modernizar e reafirmar a ligação a Tavira e às tradições locais.

Pedras Salgadas Spa & Nature Park (Vila Pouca de Aguiar)

Um projeto da responsabilidade do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, que revela como a arquitetura inovadora e sustentável pode harmoniosamente conviver com a grandeza de um parque centenário. No total trata-se de 12 módulos ecológicos e duas casas nas árvores.

L'And Vineyards (Montemor-o-Novo)

Um wine resort, com apenas 22 suites, que combina arquitetura e natureza, num ambiente intimista, sóbrio e luxuoso. Os interiores têm a assinatura do arquiteto Marcio Kogan e foram criados a partir de pedra natural de ardósia e madeira, contando com um conjunto de peças de arte, tecidos e mobiliário exclusivos. Cada quarto tem um teto retrátil para que os hóspedes possam dormir debaixo do céu estrelado do Alentejo.

Design & Wine Hotel (Caminha)

Da responsabilidade do atelier Barbosa & Guimarães Arquitectos, o Design & Wine Hotel é considerado o primeiro hotel rotativo high tech em Portugal. Localizado em Caminha e inaugurado em Maio de 2012, o Design & Wine Hotel apresenta cinco quartos premium – Letras, Fotografia, Dança, Cinema e Música Contemporânea são as temáticas – localizados numa estrutura rotativa que gira até 35 graus.

Rio do Prado (Óbidos)

Inaugurado em 2012, o Rio do Prado é um projeto de turismo criativo e sustentável, com assinatura do arquiteto Jorge Sousa Santos. Aqui a arquitetura, a sustentabilidade ambiental e a agricultura biológica são conceitos que se unem.