Costa ao Financial Times: ‘Isto será como deitar abaixo o que resta do muro de Berlim’

António Costa descansa pela terceira vez em dois dias os mercados, agora numa entrevista ao Financial Times, dando a garantia que o PS está pronto para liderar um Governo anti-austeridade, com o apoio da extrema-esquerda, que não colocará em causa os compromissos internacionais de Portugal.

“Isto será como deitar abaixo o que resta do muro de Berlim. O PS não se deslocou para o lado dos partidos anti-europeus, estes é que concordaram em negociar um programa de governo comum sem colocar os compromissos de Portugal, enquanto membro da eurozona, em risco”, diz Costa, lembrando que o PS é “o partido mais pró-europeu” em Portugal. Esta é a terceira entrevista que dá a jornais internacionais, depois de ontem ter falado com a Reuters e a France Press, num dia em que vários jornais portugueses faziam notícia que os mercados estavam assustados com um governo de esquerda.

O líder do PS refere que um acordo com Passos ainda é possível mas “será melhor ter um Governo PS”, suportado por uma aliança à esquerda. “Não estamos a fazer bluff, atuamos sob o princípio de boa-fé”, diz o secretário-geral socialista, referindo que as negociações com PCP e BE “estão mais avançadas e têm corrido melhor” do que as conversações com a direita. 

Ontem, a reunião entre Costa e Passos e Portas chegou ao fim novamente sem conclusões. 

sonia.cerdeira@sol.pt