Inteligência está relacionada com o tamanho do cérebro?

A inteligência humana está menos relacionada com o tamanho do cérebro do que com a forma da estrutura deste órgão, concluiu um estudo hoje divulgado por uma equipa de cientistas internacionais, coordenada pela Universidade de Viena, Áustria.

Os resultados deste estudo demonstram que, até agora, os cientistas haviam "sobrestimado" a suposta ligação entre o tamanho do cérebro e o desempenho intelectual do ser humano, disse o pesquisador de Ciências Cognitivas da Universidade de Viena, Jacob Pietschnig, citado pela agência austríaca APA.

A equipa de Jacob Pietschnig resumiu 88 estudos sobre o tema, abrangendo mais de 8.000 casos, e publicou seus resultados na semana passada na revista científica Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino.

Jacob Pietschnig observou ainda que alguns dos participantes do estudo com um cérebro anormalmente grande também demonstraram possuir inteligência abaixo da média.

A importância da estrutura do cérebro também é ilustrada com casos de certos animais com um cérebro maior, que, no entanto, não são conhecidos como sendo grandes intelectuais, tal é caso do cachalote (baleia gigantesca de cor cinzenta), cujo cérebro pesa nove quilogramas.

Lusa/SOL