GNR apreende 13 toneladas em folhas de tabaco

A GNR anunciou hoje que apreendeu, na zona de Castelo Branco, mais de 13 toneladas de folhas de tabaco secas, que davam para produzir cerca de 13 milhões de cigarros, o equivalente a aproximadamente 1,3 milhões de euros.

GNR apreende 13 toneladas em folhas de tabaco

As mais de 13 toneladas (13.160 quilos) de folhas de tabaco secas, que estavam prontas a serem introduzidas no consumo em Portugal, foram apreendidas na quarta-feira, durante uma operação de fiscalização rodoviária na zona de Penamacor, distrito de Castelo Branco, disse à agência Lusa o major Paulo José, da Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR.

Segundo Paulo José, as folhas de tabaco eram transportadas por um camião de mercadorias que pertencia a uma empresa de transportes, pelo que ainda não há constituição de arguidos, continuando a investigação para apurar eventuais responsáveis.

A Guarda Nacional Republicana indica também que o tabaco apreendido daria para a produção de mais de 13 milhões de cigarros, o que corresponde a um valor de mercado na ordem de 1 milhão e 300 mil euros.

Paulo José adiantou que esta foi a maior apreensão dos últimos dois anos.

De acordo com a GNR, o tabaco apreendido foi introduzido em território nacional sem cumprir os procedimentos fixados pelo Código dos Impostos Especiais sobre o Consumo, suspeitando tratar-se de um crime de contrabando previsto e punido pelo Regime Geral das Infrações Tributárias.

Lusa/SOL