Chuva volta já este fim de semana. E traz trovoada

O fim de semana vai ser marcado pelo regresso da chuva, que pode ser persistente e acompanhada de trovoadas, vento forte e agitação marítima, adiantou hoje à Lusa um meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café adiantou que a situação de mau tempo deve-se a dois "centros depressionários" que vão dar origem à chuva e ao vento já a partir de hoje à noite.

"No entanto, é no sábado que se espera chuva ou aguaceiros fortes e persistentes acompanhados de trovoadas mais a partir da manhã ou final da manhã e durante a tarde", precisou.

Por causa do mau tempo, salientou Bruno Café, o IPMA emitiu um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para os 18 distritos de Portugal continental devido à chuva, vento forte e agitação marítima (apenas para Faro).

Também o arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada entre as 09:00 e as 21:00 de hoje.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado" enquanto o amarelo é emitido sempre que existe uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

"Temos aviso para todo o território de precipitação, sendo que nas regiões do centro e sul começam às 09:00 da manhã de sábado e duram o resto do dia, na região norte começa às 16:00 e prolonga-se até ao início de domingo", adiantou.

De acordo com Bruno Café, foi emitido também aviso amarelo para todo o território devido ao vento que será moderado a forte (70 a 90 quilómetros por hora), sendo muito forte (100 quilómetros por hora) nas terras altas entre as 12:00 de sábado e as 00:00 de domingo.

No que diz respeito à agitação marítima, foi, segundo Bruno Café, emitido aviso para o distrito de Faro, prevendo-se ondas de sueste com 2 a 3 metros entre as 07:00 e as 16:00 de sábado.

"No domingo, vamos ter um enfraquecimento da velocidade do vento e chuva que poderá ser persistente e forte em alguns locais do país", disse.

Quanto às temperaturas, Bruno Café adiantou que não vão haver alterações significativas em relação aos últimos dias.

"As máximas vão variar entre os 20 e os 24 graus Celsius enquanto as mínimas vão oscilar entre 10 e 15 graus, podendo ser mais baixas no interior", disse.

Bruno Café disse ainda que estão previstos aguaceiros para segunda e terça-feira.

Lusa