Imprensa regional em debate

O primeiro encontro nacional da imprensa regional realiza-se amanhã, sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Quatro dezenas de títulos de todo o país vão estar presentes no evento, em que se pretende discutir os principais problemas e desafios que se colocam ao setor, como a viabilidade financeira, a com as comunidades…

Destacam-se dois debates: o primeiro, da parte da manhã, terá por mote “A imprensa Regional Hoje” e vai ter como intervenientes Fernando Paulo Louro Neves (ex-diretor do Jornal Fundão), Paulo Monteiro (diretor do Correio do Minho), Rui Lima (diretor do Cidade Hoje) e Vítor Ferreira (coordenador do Público no Porto), sendo o moderador o jornalista José Carlos de Vasconcelos.

O segundo debate, ao início da tarde, remete para a pressão dos mercados e a ameaça há muito presente sobre as edições em papel face às edições on-line: “O Papel das Tecnologias de Informação na Imprensa”. O debate será protagonizado, entre outros, por Anselmo Canha (coordenador da Rádio Manobras) e Helena Carvalho e Sousa (presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho).

Homenagem aos jornais centenários

O encontro, que vai reunir diversos especialistas da comunicação em Portugal, conta ainda com as presenças do presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), João Palmeiro, do reitor da Universidade do Minho, António Cunha, do presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno, do presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Henrique Pires Teixeira, e de representantes do Sindicato dos Jornalistas.

O momento será ainda aproveitado para uma homenagem aos jornais centenários, documentos incontornáveis na urdidura da história lusa. Entre eles, e com a maior longevidade, destaca-se O Açoriano Oriental (180 anos) e A Aurora do Lima (159 anos), o jornal onde Camilo Castelo Branco aproveitou para sobreviver e farpear os da sua época.

felicia.cabrita@sol.pt