Ex-jornalista da BBC encontrada morta no aeroporto de Istambul

A ex-jornalista da BBC Jacky Suton, de 50 anos, foi encontrada morta na casa de banho do aeroporto internacional de Ataturk, em Istambul. A notícia foi avançada na segunda-feira de manhã, mas a morte terá alegadamente ocorrido no sábado passado. As circunstâncias estão ainda por apurar. 

A morte de Jacky Suton foi confirmada pelo seu empregador: atualmente, Jacky era responsável pelo Iraque no Institute for War and Peace Reporting (IWPR), um organismo sediado em Londres que dá apoio a jornalistas e ativistas em locais de conflito. 

Jacky estava em Istambul desde sábado quando aterrou em Ataturk vinda de Londres, onde faria escala com destino ao Iraque. O correspondente da BBC Ben Ando disse que Jacky tinha uma espera de duas horas entre as escalas, e que já não apanhou o voo que a levaria a Irbil, a norte do Iraque. "Os meios de comunicação locais estão a noticiar que ela não tinha dinheiro suficiente para comprar um novo bilhete para o voo que tinha perdido, e que foi encontrada morta na casa de banho algumas horas depois", acrescentou. "Porém, o que aconteceu realmente ainda ninguém sabe".

O antecessor de Jacky, Ammar Al Shahbander, foi morto num ataque bombista em Bagdade a 2 de maio deste ano, de acordo com o site do IWPR. Na semana passada, a instituição prestou-lhe homenagem e essa terá sido a razão pela qual Jacky Suton se terá deslocado a Londres: para participar no memorial ao seu colega assassinado. 

O diretor executivo do IWPR Anthony Borden já veio dizer que todos os colegas de Jacky estão em "choque total".