A expansão do Alibaba, o gigante das compras online

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba anunciou hoje que vai expandir o seu escritório em Londres, convertendo-o num centro nevrálgico das suas operações na Europa, e que abrirá outro em Milão, reforçando a sua presença regional. 

Em comunicado, a empresa, que tem sede em Hangzhou, no leste da China, refere que quer facilitar o aceso direto das companhias europeias aos consumidores chineses, através do portal, que controla mais de três quartos das vendas 'online' na China. 

O grupo fundado por Jack Ma, o segundo homem mais rico da China, irá ainda encarregar-se das operações logísticas e disponibilizar serviços de pagamentos eletrónicos.  

"Os consumidores chineses estão à procura de qualidade, produtos internacionais autênticos e a Europa é um primeiro passo lógico", lê-se no documento. 

"Teremos uma equipa de especialistas nos nossos escritórios em Itália e no Reino Unido que ajudarão as marcas europeias, e pequenas empresas, a compreender as oportunidades que a China oferece, e a trabalhar com este mercado a partir do seu país e utilizando a sua língua materna", acrescentou. 

A China é atualmente o segundo maior parceiro comercial da União Europeia a seguir aos Estados Unidos, enquanto a UE é o principal destino das exportações chinesas.

Lusa/SOL