‘Startups’ portuguesas apresentam-se quinta-feira em Silicon Valley

Onze ‘startups’ portuguesas com “grande potencial” nos Estados Unidos vão apresentar-se em Silicon Valley, quinta-feira, onde terão acesso a um dos “ecossistemas mais dinâmicos” do mundo na área da tecnologia.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a InvestBraga, que leva aos Estados Unidos cinco daquelas onze empresas, explica que a apresentação, que será nos escritórios da Talkdesk, é promovida pela Startup Braga, programa de aceleração de empresas da InvestBraga, e pela Portugal Ventures.

O evento, adianta o texto, servirá ainda para lançar um anova associação West to West, uma organização sem fins lucrativos, formada por empresários portugueses ou com ligações a Portugal, e que conta com a colaboração de empresas portuguesas já "implantadas e reconhecidas" no mercado norte-americano, como a Talkdesk, Feedzai, ThousandEyes, Unbabel e Veniam.

"Através desta iniciativa, as empresas portuguesas poderão ter acesso a um dos ecossistemas mais dinâmicos do mundo com muitas 'startups' da área tecnológica, um vasto leque de incubadoras/aceleradores, bem como uma forte comunidade de business 'angels' e investidores. O evento irá permitir dar continuidade à missão de apoiar as 'start-ups' portuguesas a criarem fatores de competitividade e sucesso à escala global", explicita o texto.

Assim, de Braga vão a Silicon Valley cinco startups: Perfometric, Glint, Loqr, Seatwish e MusicYou.

As restantes seis fazem parte do portfólio da Portugal Ventures e são a Principle Power Inc, Jscrambler, IClio / JiTT, Invine, Mychild e Pepfeed.

A Startup Braga, explica o texto, "é um 'hub' de inovação desenhado para apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos com elevado potencial empreendedor nos mercados internacionais" que, em parceria com a Microsoft Ventures "disponibiliza programas de aceleração para startups com ambições globais".

Já a Portugal Ventures, criada em 2012 em resultado da fusão de três sociedades de capital de risco públicas em Portugal – AICEP Capital, InovCapital e Turismo Capital, "foca a sua política de investimento em projetos inovadores de base científica e tecnológica com ambição global".

Lusa/SOL