Manual de desobediência à praxe académica lançado quinta-feira

Um manual de desobediência à praxe académica, com uma cronologia dos casos de violência que vieram a público entre 1999 e 2014, é lançado quinta-feira, em Lisboa.

"Desobedecer à Praxe" é o título do livro da autoria de Bruno Moraes Cabral, realizador do filme "Praxis", que revela diferentes praxes em diferentes instituições, e João Mineiro, que esteve na direção da Associação de Estudantes do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, entre 2010 e 2015.

Depois de ter percorrido o país a filmar as praxes das instituições e ter assistido a cenas tais como estudantes a rastejar no meio de estrume, Bruno Moraes Cabral decidiu escrever um livro, que é lançado esta quinta-feira, no Anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O primeiro capítulo parte dos argumentos de quem defende a praxe como uma forma de integrar os alunos para dar um ponto de vista oposto e desconstruir, um a um, os argumentos que a legitimam. Na segunda parte, é traçada a história da praxe desde o século XVIII até ao início do século XIX e no terceiro capítulo, são propostas estratégias para um futuro de combate a sua hegemonia.

Este ano o ministério da Educação já recebeu cinco denúncias, sendo que apenas três se enquadravam na campanha contra praxes abusivas.

Lusa/SOL