Aqui até as bicicletas cantam. Big Bang é o festival infantil que chega hoje ao CCB

Um concerto que revela a anatomia de um piano, outro que junta um pianista e um ilustrador e uma instalação com bicicletas que cantam serão revelados a partir de hoje, em Lisboa, no festival de música Big Bang.

Esta sexta edição do Big Bang – Festival de Música e Aventura para um Público Jovem decorre hoje e no sábado em vários espaços do Centro Cultural de Belém.

Durante dois dias estão previstos vários espetáculos para crianças, criados em parceria com estruturas culturais portuguesas e estrangeiras.

Uma das estreias do Big Bang é o concerto "A cidade da tristeza profunda", que os Dead Combo preparam para um público maior de cinco anos. 

Pedro Gonçalves e Tó Trips serão Gato-pingado e Escanzelado, duas personagens de "uma fábula sobre o poder da música". O concerto contará ainda com a interpretação da atriz Ainhoa Vidal e a presença de marionetas.

A Companhia de Música Teatral propõe no Big Bang 2015 um concerto que permitirá descobrir de que é feito um piano, com a interpretação de Pedro Ramos e Paulo Rodrigues.

O piano será também um dos elementos do concerto "4 Mãos", que o pianista Filipe Raposo fará com o ilustrador António Jorge Gonçalves. Será um diálogo a quatro mãos: um tocará e o outro desenhará em tempo real.

Os arquivos de música popular e tradicional que o investigador e musicólogo norte-americano Alan Lomax criou ao longo da vida servem de base para o espetáculo "Canções com raízes", dos belgas Jan van Outryve e Soeetkin Baptist, com a atriz portuguesa Lia Carvalho e o Coro da Academia de Música de Monte Abraão.

Todos os anos, o Big Bang promove um "Quatro dos músicos", convidando artistas a criarem um imaginário musical numa das divisões do CCB. Este ano, o quarto será de Margarida Mestre e também de Beatriz e Joana Bagulho.

No espaço exterior do CCB estão instaladas dez bicicletas que formam um conjunto musical. Cada uma delas terá um dínamo, um altifalante e um tubo de tamanhos diferentes. Será preciso pedalá-las para formar uma melodia.

Toda a programação, vocacionada para crianças e famílias e que pretende ser um estímulo à aproximação à música, está disponível em www.ccb.pt.

Lusa/SOL