Sínodo: Vaticano garante um documento final ‘conciliador’

O Vaticano assegurou hoje que o relatório final do Sínodo dos Bispos sobre a Família é um documento conciliador que reúne as várias opiniões apresentadas pelos cardeais e bispos. Depois da profunda divisão que se instalou entre os participantes do sínodo, a propósito de temas quentes como o papel dos divorciados recasados na Igreja, o…

Na conferência de imprensa desta manhã, o cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, garantiu que falta apenas acertar “alguns detalhes” para que todos possam concordar com o que consta do documento. Recorde-se que este relatório final reúne o contributo dos vários grupos de trabalho que ao longo das últimas semanas debateram os desafios atuais da família crista. Antes de ser posto nas mãos do Papa, vai ser votado por todos os participantes no encontro de amanhã.

Apesar do intenso debate, alguns bispos e cardeais consideraram que o tempo foi curto para aprofundar todos os assuntos, como por exemplo a procriação e abertura à vida, pobreza, habitação e trabalho, imigração, papel dos pais e educação, atenção aos mais frágeis e doentes, o abandono dos idosos, a violência doméstica, os sem-abrigo ou as legislações sobre a família.

Uma das novidades que já foi anunciada, e que decorre desta reunião magna onde estão representantes católicos de todo o mundo, é a criação de uma congregação para os assuntos da família. Será uma espécie de ministério na Cúria Romana só para acompanhar os assuntos da Família.

rita.carvalho@sol.pt