Ex-árbitro Marco Ferreira: “Vítor Pereira pediu-me para favorecer o Benfica’

O ex-árbitro Marco Ferreira acusa Vítor Pereira, com todas as letras, de condicionar os árbitros nos jogos do Benfica. Em entrevista ao jornal espanhol AS, o madeirense põe em causa a independência do responsável pela nomeação dos árbitros e diz que os outros juízes, que também sofrem as mesmas pressões, só não o denunciam “por medo de acabarem a carreira”…

"Eu e muitos companheiros recebemos chamadas de Vítor Pereira na semana em que estamos nomeados para arbitrar o Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e opositores, em muitos clubes da 1.ª Liga e também dentro do próprio Conselho de Arbitragem. Não o querem lá. Neste momento, dos grandes clubes só o Benfica o apoia. Não vou dizer que o Benfica lhe pede para falar com os árbitros para que favoreçam o clube. Não digo isso. O que digo é que Vítor Pereira o faz porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso não quer árbitros que não agradem ao Benfica nos jogos do clube. O Benfica nunca me pediu para o favorecer, mas Vítor Pereira pediu", denuncia Marco Ferreira.

O árbitro aceitou dar exemplos que se passaram consigo: "Na semana em que eu arbitrava jogos do Benfica, ele ligava-me a dizer para eu ter cuidado, para que o jogo corresse bem. Só o fazia em jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. Antes de um Rio Ave-Benfica, ligou-me duas vezes. Na segunda disse-me que, se não fizesse um bom jogo, não me poderia nomear para o Benfica-FC Porto, que era em Abril. Disse-me para ter cuidado, que "eram os que se queixavam" e que "era o jogo do título para o Benfica". Eu respondi-lhe que não, que o Benfica tinha quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto. E ele rebateu: 'É muito diferente jogar contra o FC Porto em Abril com uma diferença de quatro pontos ou de dois ou um'. Do meu ponto de vista, isto é grave. Porque estava claramente a referir-se ao Benfica".

Desse jogo com o Rio Ave, Marco Ferreira recorda que assinalou "um penálti contra o Benfica", quando os encarnados ganhavam por 1-0, e os vilacondenses acabaram por dar volta ao marcador, já com as àguias reduzidas a 10 jogadores, por expulsão de Luisão. "Foram decisões acertadas, mas Vítor Pereira não me voltou a ligar desde então e tão pouco me nomeou para o Benfica-FC Porto".

O árbitro tirou as suas conclusões: "Ele disse-me que o jogo teria de me correr bem para ser nomeado para o clássico. Fiz um bom jogo, mas não fui escolhido. Para ele, um bom jogo é o Benfica ganhar".

Numa partida anterior, frente ao Sp. Braga, Marco Ferreira diz ter recebido outros 'recados': "Desejou-me um bom jogo e para não fazer caso do barulho vindo do banco de suplentes. Disse-me isto porque, num jogo com o Boavista, mostrei cartão vermelho ao treinador (Jorge Jesus). Vítor Pereira tinha medo que eu o fizesse outra vez".

Numa entrevista explosiva ao jornal espanhol, Marco Ferreira estende estas práticas de Vítor Pereira a outros colegas do apito. "Não é só comigo, faz o mesmo com muitos companheiros", atira, garantindo que "os telefonemas aos árbitros só acontecem antes dos jogos do Benfica". "Não o faz em nenhum outro jogo a envolver qualquer outro clube", faz questão de afirmar.

O ex-árbitro adianta que apresentou na Federação Portuguesa de Futebol uma denúncia contra Vítor Pereira e diz que só não há mais árbitros a seguir os seus passos por medo das consequências: "Sou um exemplo do que lhes pode acontecer. Eu era árbitro internacional e desci à segunda categoria". 

Através de comunicado, Vítor Pereira já reagiu às acusações, prometendo avançar com uma queixa-crime nos tribunais contra Marco Ferreira. Já o Benfica optou por não fazer qualquer declaração oficial, mas o diretor de comunicação dos encarnados, João Gabriel, postou na sua página pessoal do Twitter um comentário com uma indireta a Julen Lopetegui e críticas ao ex-árbitro: "Mais um frete do AS ao amigo basco. Já Marco Ferreira continua a perseguir fantasmas. A incompetência não se justifica, assume-se".

rui.antunes@sol.pt