Mais de 230 mortos no sismo que atingiu Afeganistão e Paquistão

O número de mortos devido ao forte sismo que hoje abalou o Afeganistão e o Paquistão subiu para pelo menos 238, segundo um novo balanço das autoridades locais.

Mais de 230 mortos no sismo que atingiu Afeganistão e Paquistão

O anterior balanço dava conta de pelo menos 160 mortos e mais de mil feridos nos dois países.

No Paquistão, as autoridades locais atualizaram o número de vítimas, indicando que pelo menos 154 pessoas terão morrido e mais de mil terão ficado feridas na sequência do forte sismo de magnitude 7,5 na escala aberta de Richter.

Do lado do Afeganistão, o mais recente balanço indicou a existência de pelo menos 84 mortos. 

As autoridades afegãs admitem, no entanto, que este número deverá aumentar quando conseguirem recuperar a comunicação com as zonas mais isoladas daquele país.

"Algumas redes de comunicações móveis estão danificadas e estamos a tentar descobrir como podemos contactar com as províncias com as quais não conseguimos estabelecer, até agora, contacto", afirmou o chefe do governo afegão, Abdullah Abdullah, durante uma reunião de emergência do executivo.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo situou-se em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

O abalo durou pelo menos um minuto e foi sentida pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.

O forte sismo foi sentido no Afeganistão, Paquistão e Índia.

Lusa/SOL