Americana NBC aposta em séries dobradas em espanhol

Os canais de televisão norte-americanos apostam cada vez mais nos conteúdos em castelhano, a contar com uma grande percentagem da população de origem hispânica. De uma assentada, a recém-criada NBC Universo apostou em três séries de grande audiência: Prison Break, The Walking Dead e South Park.

Americana NBC aposta em séries dobradas em espanhol

O último programa cujos direitos foram comprados foi South Park, polémica série de animação para adultos criada em 1997 por Trey Parker e Matt Stone, que já teve mais de 260 episódios em 19 temporadas. A NBC anunciou a compra, com dobragem para castelhano, no final da semana passada, e os primeiros episódios das aventuras de Stan, Kyle, Cartman e Kenny arrancam esta segunda-feira, dia 26.

A famosa frase comum a todos os episódios – quando Kenny, o rapaz do casaco laranja, morre – passa a ter uma sonoridade diferente: ‘Aye Dios mio! Mataron a Kenny! Bastardos!’.

Dias antes, na segunda-feira, tinha sido anunciada a transmissão de Prison Break – série transmitida pela Fox entre 2005 e 2009, e reposta também em Portugal nos últimos meses – cujos primeiros episódios já passaram na NBC Universo. A fuga da prisão dos irmãos Michael Scofield e Lincoln Burrows até teve uma das suas quatro temporadas (a 3.ª) a decorrer na América Latina, no Panamá.

Finalmente, The Walking Dead terá a sua versão castelhana transmitida nos Estados Unidos no início do próximo ano. O acordo entre a NBC e a AMC, foi conseguido na terça-feira.

A NBC Universo arrancou em Fevereiro deste ano com a transmissão do Super Bowl em castelhano. Seguiram-se campeonatos desportivos de outros países e torneios internacionais, principalmente de futebol, e alguns programas de comédia, novelas ou concursos culinários. A aposta seguinte vai para as séries americanas de grande audiência, sempre dobradas em castelhano.

emanuel.costa@sol.pt