Ataque aéreo israelita a Gaza reage a lançamento de rockets por grupo salafita

O Exército israelita lançou hoje à noite um ataque aéreo a Gaza, tendo por alvo o movimento islâmico palestiniano Hamas, após o lançamento de um ‘rocket’ em direção ao sul de Israel, segundo um comunicado militar.

"Um 'rocket' foi disparado, esta noite, a partir da Faixa de Gaza em direção à região israelita de Shaar Hanegev, sem causar feridos. Em resposta, aviões israelitas visaram dois alvos da organização terrorista Hamas no sul da Faixa de Gaza", lê-se na nota de Israel.

Falando sob anonimato, um funcionário dos serviços de segurança palestinianos afirmou à Agência France Presse (AFP) que "uma torre de comunicações foi atingida, perto do campo de refugiados de Al-Maghazi", no centro da Faixa de Gaza.

O mesmo funcionário revelou que aviões de combate F-16 israelitas largaram dois mísseis sobre a torre, usada pela "resistência", termo utilizado para designar os grupos armados em Gaza, incluindo ramos militares do Hamas e da Jihad islâmica, tendo sido atingida uma segunda torre de comunicações em Rafah, no sul de Gaza, perto do aeroporto, mas que está destruída e abandonada há anos.

De acordo com testemunhas citadas pela AFP, as duas torres pertencem às brigadas Qassam.

Fontes de segurança palestinianas e testemunhas afirmaram que o ataque aéreo causou danos materiais, mas não feridos, mas fontes hospitalares dizem que uma pessoa ficou ligeiramente ferida após ser atingida por estilhaços resultantes do ataque a Al-Maghazi.

Entretanto, a brigada do mártir Omar Hadid, um grupo dissidente salafita, reivindicou o disparo de dois "rockets" contra Israel.

Lusa/SOL