Pilotos franceses voltam a casa apesar de condenação por tráfico de droga

Dois pilotos franceses condenados a 20 anos de prisão na República Dominicana por tráfico de cocaína conseguiram sair do país e voltar para casa, revelou hoje o advogado de ambos, em Paris.

O piloto Pascal Fauret e o copiloto Bruno Odos estavam entre quatro franceses condenados a 20 anos de prisão em Santo Domingo, em agosto passado, no âmbito de um caso designado por "Air Cocaine".

"Eles estão em França, não para fugir à justiça, mas para a procurar", declarou o advogado, Jean Reinhart, à Agência France Presse (AFP), alegando que os seus clientes "deixaram um país onde a justiça não existe".

"E não são fugitivos porque não estavam na prisão", acrescentou o advogado, explicando que, embora não autorizados a deixar a República Dominicana, os dois aguardavam em liberdade a resposta a um recurso judicial.

Ainda de acordo com o causídico, "a primeira coisa que [ambos] fizeram, após o regresso, foi escrever ao magistrado" encarregado do seu caso em França.

Pascal Fauret e Bruno Odos foram presos em março de 2013, juntamente com Nicolas Pisapia, passageiro do avião que pilotavam, e Alain Castany, um alegado corretor, quando estavam prestes a descolar de Punta Cana.

Segundo as autoridades locais, os quatro foram detidos quando se preparavam para decolar num aparelho Dassault Falcon 50 com 26 malas que continham 680 quilos de cocaína, sendo que todos alegam inocência.

Quatro cidadãos da República Dominicana foram condenados a penas entre cinco e 10 anos de prisão por envolvimento neste caso.

Lusa/SOL