Internacional

China surpreende com vídeo psicadélico sobre plano quinquenal


A agência de notícias estatal Xinhua publicou um vídeo sobre o novo plano quinquenal da economia chinesa, que vai vigorar entre 2016 e 2020. Até aqui nada de especial. Mas a forma como a campanha está feita surpreende: o cruzamento entre maoísmo e pop psicadélico resultou num híbrido em forma de animação.

“Ei, malta, já sabem o que se passa na China?”, canta em inglês um grupo  em cima de uma Volkswagen ‘Pão de forma’. “O novo estilo do Presidente Xi Jinping? Sim, mas há mais”, prossegue o vídeo para apresentar o shi san wu, o 13.º plano quinquenal gizado pelo regime comunista.

À pergunta sobre quem faz o plano, responde o grupo: “Há ministros e cérebros de think tanks, e contributos dos líderes do partido, há médicos, banqueiros e agricultores, e até engenheiros que lidam com cocó”. Uma abordagem inusitada a um documento de política económica de um regime que quer mudar de imagem e mostrar uma face moderna. No entanto, é bom lembrar: “A China continua a ser um estado autoritário, que sistematicamente coíbe os direitos fundamentais, incluindo a liberdade de expressão, associação, reunião e religião, quando seu exercício é percebido como ameaça ao regime de partido único”, aponta o relatório da Human Rights Watch de 2015. 

SOL