Aluna agredida por polícia em plena sala de aula [vídeo]

Um polícia foi filmado a atirar uma aluna para o chão e a arrastá-la pela sala de aula.

O incidente ocorreu na segunda-feira, na Spring Valley High School, em Columbia, na Carolina do Sul (EUA), e as autoridades pediram ao FBI para investigar o caso, pode ler-se no site da NBC.

Vários alunos filmaram a situação com os telemóveis. Pode ver-se o agente a falar com a estudante na sala de aula. Na mesma sala, estão ainda outros alunos e o professor. “Vens comigo ou vou ter de te obrigar?”, afirma o agente. De repente, este atira a aluna para o chão, arrasta-a pela sala e acaba por detê-la. 

As autoridades identificaram o agressor como Ben Fields, um dos agentes destacado para o estabelecimento escolar. Depois da divulgação das imagens, está a decorrer uma investigação interna, pelo que Fields foi afastado do cargo e encontra-se a fazer trabalho administrativo.

Segundo um estudante da secundária, o professor terá dito à aluna para ir para uma sala de castigo, mas esta terá recusado. Foi nessa altura que o agente entrou na aula. As autoridades afirmam que o vídeo retrata a jovem a resistir à detenção.

A atitude do agente tem sido alvo de várias críticas, não só nas redes sociais, como por parte de diversas associações que promovem os direitos dos indivíduos.

“Não há razão nenhuma para tratar uma criança assim”, afirmou a Associação de Pais Afro-Americanos, através de um comunicado.

Mas esta não é a primeira vez que Fields tem problemas com alunos desta escola. Ashton James Reese, um ex-aluno da Spring Valley High School, foi expulso da secundária depois de Fields o ter acusado de fazer parte de um gangue. O caso foi a tribunal, em 2013, e refere que o agente “está constantemente a perseguir injustamente alunos afro-americanos, alegando que fazem parte de gangues e acusando-os de praticarem crimes”.