Autor Jeff Kinney em Lisboa em novembro com 10.º livro ‘O diário de um banana’

O autor norte-americano Jef Kinney estará em Portugal em novembro, para apresentar um novo volume, o décimo, da coleção literária juvenil “O diário de um banana”, que em Portugal ultrapassou meio milhão de exemplares vendidos.

De acordo com a editora Booksmile, Jeff Kinney estará em Lisboa nos dias 20 e 21 de novembro, no âmbito de uma digressão mundial por 15 cidades para o lançamento de "O diário de um banana 10: Dantes é que era". No dia 21, à tarde, o autor apresentará o livro na FNAC Colombo. 

A edição portuguesa do livro estará à venda na próxima semana, a partir de 03 de novembro. Até ao final do ano, estará disponível em 90 países.

O protagonista desta série literária é Greg Heffley, que vai registando num diário as atribulações e dilemas de quem vive a adolescência entre a escola e casa, entre os amigos e a família. Nas primeiras páginas, a personagem trata de explicar que não é um diário para escrever sobre sentimentos, mas sim um "livro de memórias".

Jeff Kinney, hoje com 44 anos, lançou as primeiras linhas e desenhos de "O diário de um banana" em 2004, numa página na Internet, que foi sendo alimentada até 2005. Por causa dos milhões de visualizações, o autor acabou por aceitar transpor a história para papel em 2007.

Desde então os nove volumes da série transformaram-se num fenómeno literário global – que já chegou ao cinema -, colocaram Jeff Kinney entre os autores mais influentes e bem sucedidos do mundo editorial e influenciaram o aparecimento de várias coleções semelhantes.

Entre elas contam-se, por exemplo, "Diário de uma totó", de Rachel Renée Russell, e "Meu querido cromo", de Jim Benton, também editadas em Portugal. O autor português Álvaro Magalhães tem vindo a publicar uma coleção, que é também um diário escrito por um rapaz, o Frederico, intitulada "O Estranhão". 

Com a publicação do décimo livro, a editora calcula que a coleção de Jeff Kinney alcance os 164 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, traduzidos para 48 línguas.

Em Portugal, a série já ultrapassou os 755.000 mil exemplares, segundo a Booksmile.

Em "O diário de um banana 10: Dantes é que era", Greg Heffley mete-se em sarilhos depois de perceber que a cidade onde vive decidiu banir os aparelhos eletrónicos durante um fim-de-semana. Além disso, o avô foi viver para casa dos pais.

"Os adultos estão sempre a falar dos 'bons velhos tempos' e de como tudo era muito melhor quando ELES eram miúdos. Mas acho que é tudo inveja porque a MINHA geração tem toda esta tecnologia e coisas superfixes que eles não tinham quando estavam a crescer", lê-se nas primeiras páginas do novo livro.

Lusa/SOL