Mau tempo: Marinha apela à população para evitar zonas costeiras

A Marinha recomendou hoje à população para evitar zonas costeiras devido à agitação marítima, que já levou ao encerramento de nove barras em Portugal continental e Açores.

O porta-voz da Marinha, comandante Paulo Vicente, recomendou à população para evitar as zonas costeiras, sobretudo nos locais "onde há forte agitação marítima".

A agitação marítima levou hoje ao encerramento de nove barras, oito em Portugal continental e uma nos Açores, e ao condicionamento de duas, informa a Marinha na sua página na Internet.

Atualmente, encontram-se encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e a da Madalena Pico (Açores.

As barras de Viana de Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações inferiores a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje o aviso amarelo para dez distritos de Portugal continental devido a agitação marítima até às 18:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, estão previstas ondas entre os quatro e os cinco metros.

A costa norte da ilha da Madeira e a costa da ilha do Pico também estão sob aviso amarelo até às 18:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas entre os quatro e os cinco metros.

A agitação marítima hoje registada provocou danos num bar de praia em Ovar e danos em seis embarcações de pesca de pequeno porte e duas embarcações auxiliares que estavam estacionadas em terra no porto de Rabo de Peixe, São Miguel, nos Açores.

A Marinha informou também, em comunicado, ter resgatado hoje um tripulante de 25 anos de nacionalidade kiribatiana de um navio mercante em "condições de mar extremamente adversas", com ondas entre os quatro e os cinco metros.

Lusa/SOL