FBI anuncia investigação ao caso da aluna agredida por polícia dentro de escola

A Justiça dos Estados Unidos anunciou hoje a abertura de um inquérito à prisão de uma estudante negra, por um polícia branco, numa sala de aula de uma escola secundária e cuja brutalidade do ato provocou a indignação.

"O serviço de direitos civis do gabinete do FBI de Columbia e do gabinete do Procurador do distrito de Carolina do Sul abriu um inquérito às circunstâncias da prisão de uma estudante em Spring Valley High School", refere um comunicado o FBI.

"O FBI vai reunir todas as provas necessárias para determinar se houve uma violação da lei federal", acrescenta o comunicado.

Em vários vídeos, que se tornaram virais na Internet e foram filmados por alunos que se encontravam dentro da sala de aula, vê-se o polícia a arrancar a estudante com violência da sua cadeira e a arrastá-la pelo chão.

O polícia, Bem Fields, um de dois agentes destacados para aquela escola secundária, foi suspenso sem ordenado.

A candidata presidencial democrata dos Estados Unidos Hillary Clinton considerou "inaceitável" a prisão exercida naquelas condições.

"Não há desculpa para a violência nas escolas", disse.

"Nas salas de aulas deve ser oferecida aos alunos educação e não a violência", disse a ACLU, organização de direitos civis norte-americana.

O diretor da escola secundária garantiu já cooperação total com as investigações, sublinhando estar extremamente preocupado.

Este é mais um exemplo do comportamento da polícia dos Estados Unidos após uma série de casos, muitos fatais, envolvendo polícias brancos e jovens ou homens negros.

Lusa/SOL