Queda das vendas de iPad manda 1500 operários para o desemprego

A fabricante eletrónica taiwanesa Coretronic, fornecedora de ecrãs da norte-americana Apple, vai encerrar a produção numa das suas principais fábricas, no leste da China, devido à queda das vendas do iPad em todo o mundo.

Segundo informa hoje o jornal oficial China Daily, a fábrica, localizada em Nanjing, a capital da província oriental chinesa de Jiangsu, a 300 quilómetros a norte de Xangai, não só parou a produção como iniciou o procedimento administrativo para liquidar os seus ativos por falência.

A unidade, estabelecida em 2005, fabricava módulos de iluminação posterior com ecrãs de cristal líquido (LCD) para os 'tablets' iPad, e conta com mais de 1.500 funcionários, os quais chegaram a produzir um milhão de unidades mensais.

Após cumprir a última encomenda, no início deste mês, a fábrica ficou sem novos pedidos e espera-se que complete a sua liquidação até ao final do ano, apesar de a empresa não ter confirmado se os empregados vão ser despedidos.

A Coretronic é um dos três maiores fabricantes mundiais de módulos de ecrãs LCD e de dispositivos óticos similares e tem outras seis fábricas na China, incluindo nos dois principais polos de alta tecnologia do país: Xangai e Cantão.

Lusa/SOL