Quer ter uma relação feliz? Evite estes 10 comportamentos

Há comportamentos e atitudes que parecem inofensivas mas que desgastam seriamente uma relação amorosa. Provavelmente vai perceber que tem alguns ou mesmo todos. Estes são os mais comuns e aqueles que, segundo os especialistas ouvidos pelo site especializado Everyday Health, mais podem desgastar a vivência a dois. 

Há comportamentos e atitudes que parecem inofensivas mas que desgastam seriamente uma relação amorosa. Provavelmente vai perceber que tem alguns ou mesmo todos. Estes são os mais comuns e aqueles que, segundo os especialistas ouvidos pelo site especializado Everyday Health, mais podem desgastar a vivência a dois. 

‘O que é que se passa? Nada’

Fingir que nada de errado se passa quando na verdade se sente aborrecido ou magoado provoca tensão e ressentimentos acumulados. O seu parceiro vai perceber que não está bem, mas se não lhe diz o motivo, não podem resolver a questão. O pior de tudo é que estes assuntos não resolvidos acabam por voltar vezes sem conta. 

‘A tua mãe, outra vez?’

Não é raro pais e sogros serem motivo de conflito entre os casais. É importante pôr este assunto no lugar e adotar uma estratégia comum. Por exemplo, podem combinar ter os pais a jantar lá em casa uma vez por semana ou alternar férias com a família de um num ano e de outro noutro ano. O mais importante é definir as regras para que depois não surjam discussões.

‘Hoje não vamos ter a nossa noite’

É importante que de vez em quando tenham pelo menos uma noite só para os dois. A não ser que seja por um motivo de força maior como uma emergência ou doença, nunca deve abdicar deste tempo que permite cultivar a ligação enquanto casal e ter conversas que não poderiam ter na presença dos filhos, amigos ou outros familiares. 

‘Sexo? Estou com tanto sono…’

É normal sentir-se cansado no final do dia e é perfeitamente compreensível quando se trata de casais com vidas ocupadas. No entanto, é importante encontrar tempo quando sente energia e vontade de ter sexo. Provavelmente poderá pensar noutras alturas como uma manhã de fim de semana. 

‘Vou-me embora’

Ir-se embora a meio de uma discussão pode ter efeitos muito nocivos na relação, especialmente se envolver bater portas ou insultos. É um jogo de poder que deixa o outro a sentir-se abandonado e sem saber como agir. Se sente que precisa de se afastar para acalmar os ânimos, pode pedir calmamente para fazer uma pausa. ‘Preciso de ficar um pouco sozinho para clarificar as ideias. Podemos interromper a conversa e já falamos?’. Esta é uma abordagem mais eficaz. 

Tempo a dois com televisão e tablets

Finalmente têm tempo a dois. Mas em vez de estarem um com o outro, sentam-se no sofá e ligam a televisão ou pegam no tablet para ver o e-mail. A tecnologia pode ser viciante e divertida, mas é também uma fonte de grande distração do que é realmente importante. Por isso, aproveitem para fazer alguma atividade a dois como um jogo de tabuleiro ou para simplesmente conversar e namorar.

‘Sim, foi ótimo’

Fingir orgasmos ou fingir que gosta de determinadas posições sexuais pode ser bastante nocivo para a sua relação e até injusto para o seu parceiro. A vida sexual pode melhorar bastante se optarem pela honestidade e disserem o que realmente gostam. 

'Não precisamos de férias a dois'

As férias em família são divertidas, mas não oferecem ao casal a oportunidade de descansar e namorar. Pelo menos uma vez por ano devem tentar ter férias a dois ou, caso não seja possível, pelo menos tentar um fim de semana, nem que seja na cidade onde vivem. 

‘Acabaram-se as noites com os meus amigos’

Muitos casais optam por deixar de ter noites com os seus próprios amigos. Porém, é importante ter tempo para os seus amigos e para desenvolver os seus interesses. Podem estabelecer algumas regras, como por exemplo não estar fora toda a noite, mas é importante confiarem um no outro e cultivarem as amizades anteriores ao casamento. 

‘Casei-me, sim, é normal ter ganho peso’

É comum os casais ganharem peso e desleixarem-se com a aparência depois de estarem casados. No entanto, isto tem consequências físicas e emocionais para ambos. Não deve desistir de si e do seu corpo, pela sua autoestima e pelo estímulo da sua relação. Façam um pacto para se manterem ativos e comerem de forma saudável.