Portugueses já compraram 12% do quadro ‘Adoração dos Magos’

Vinte e quatro horas depois do arranque da campanha de angariação de fundos para comprar “Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira, 12% do quadro já foi financiado pelos portugueses. A iniciativa, inédita em Portugal, tem como objetivo final obter 600 mil euros, de modo a que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) consiga adquirir…

Quem quiser patrocinar o quadro – até aqui propriedade de um privado, descendente do primeiro duque de Palmela, que quer manter o anonimato – pode fazê-lo por transferência bancária ou acedendo à página sequeira.publico.pt e, aí, financiar pixels (unidades de imagem) à sua escolha.

Até às 16H45 de hoje já tinham sido comprados 1.252.819 pixels, numa totalidade de cerca de 10 milhões. Adesão que, para já, ainda não permite tirar conclusões, uma vez que esta é a primeira vez que algo do género se faz em Portugal.  

Na apresentação da iniciativa, António Filipe Pimentel, diretor do MNAA, sublinhou que basta que cada português contribua com seis cêntimos para que a obra passe a fazer parte do espólio permanente do museu, onde Domingos Sequeira é, aliás, o artista mais representado. Como não é possível fazer movimentos bancários de seis cêntimos, quem quiser doar esse valor pode fazê-lo diretamente na caixa que se encontra ao lado de “Adoração dos Magos”, que estará exposto na instituição até abril de 2016, quando a campanha termina. 

alexandra.ho@sol.pt