ONU alerta para catástrofe israelo-palestiniana se ataques persistirem

As Nações Unidas alertaram hoje que o mortífero foco de violência entre israelitas e palestinianos está a conduzi-los a “uma catástrofe”, enquanto novos esfaqueamentos se registaram na volátil Cisjordânia. 

Uma mulher israelita ficou ferida num desses ataques, ao passo que um palestiniano que alegadamente tentou esfaquear um soldado israelita foi morto a tiro noutro ataque, indicaram a polícia e o exército israelitas.

O Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein disse que o mais recente reacendimento do conflito com seis décadas é "extremamente perigoso".

"A violência entre palestinianos e israelitas vai levar-nos até mais perto que nunca de uma catástrofe se não for detida imediatamente", frisou.

Em Washington, o secretário de Estado, John Kerry, afirmou que o derramamento de sangue "é mais uma indicação da loucura de acreditar que, de alguma forma, não vale a pena prosseguir os esforços para alcançar paz e reconciliação duradouras".

"A continuação da atual situação é simplesmente insustentável", acrescentou.

Os líderes mundiais querem desesperadamente ressuscitar as negociações de paz israelo-palestinianas que fracassaram em abril de 2014, para impedir que um alastramento da violência possa conduzir a uma terceira intifada palestiniana.

Mas o Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, declarou que "já não é útil desperdiçar tempo em negociações" e avisou de que a continuação da violência poderá "matar a última réstia de esperança para a solução de paz assente na coexistência de dois Estados".

Abbas instou ainda a ONU "a criar um regime especial de proteção internacional para o povo palestiniano".

Lusa/SOL