MP investiga continuação dos crimes com Sócrates já preso

José Sócrates foi detido em Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, mas o Departamento Central de Investigação e Ação Penal considera que o esquema de branqueamento de capitais continuou – e com a intervenção do ex-primeiro-ministro.

MP investiga continuação dos crimes com Sócrates já preso

A partir da prisão de Évora, renegociou um empréstimo conseguindo 100 mil euros e fez uma transferência bancária de 10 mil euros.

Segundo o SOL apurou junto de fontes judiciais, as escutas telefónicas e a quebra do segredo bancário permitiram perceber que a sua ex-mulher, Sofia Fava, tem feito uma grande ginástica financeira para manter em dia as prestações mensais – mais de 4 mil euros – do empréstimo bancário que contraiu para comprar um monte no Alentejo.

A propriedade está em seu nome, mas o Ministério Público (MP) acredita que é património do ex-governante.

Com Carlos Santos Silva também preso e as contas congeladas, o circuito de capitais ficara comprometido. As mensalidades que até à detenção do ex-primeiro-ministro eram pagas com dinheiros que tinham origem em contas de Carlos Santos Silva passam a representar um problema para Sofia Fava e para o seu companheiro, Manuel Costa Reis.

Continue a ler o artigo na edição impressa já nas bancas

carlos.santos@sol.pt