Quinze corpos recuperados dos destroços do avião russo que caiu no Egito

Quinze corpos já foram recuperados dos destroços do avião russo que caiu hoje na península do Sinai, no Egito, anunciou o Governo egípcio. 

Quinze corpos recuperados dos destroços do avião russo que caiu no Egito

De acordo com a agência de notícias francesa AFP, o Governo egípcio declarou, em comunicado, que 15 corpos já foram recuperados e transferidos para a morgue de Zeinhom, no Cairo.

A correspondente da BBC disse que mais de 100 corpos e a caixa negra do avião já foram encontrados, referindo ainda que o piloto tentou fazer uma aterragem de emergência, mas não conseguiu chegar ao aeroporto mais próximo.

{relacionados}

"Há muitos mortos", disse Mahmud al-Zinati, chefe da aviação civil do Egito, à agência francesa de notícias AFP, acrescentando que 17 crianças estavam entre as vítimas, segundo as equipas de salvamento, que estão no local onde se despenhou o avião com 224 pessoas a bordo.

Os destroços da aeronave, um Airbus A321, foram localizados ao final da manhã numa área montanhosa da península do Sinai, anunciou o gabinete primeiro-ministro egípcio.

As autoridades egípcias referiram ainda que 50 ambulâncias foram enviadas ao local para "levar os feridos ou mortos" para hospitais no Cairo e Suez.

Segundo fontes da embaixada russa no Egito, todos os passageiros a bordo são cidadãos russos, incluindo as 17 crianças e sete membros da tripulação.

"O Presidente Vladimir Putin encarregou o ministro para as Situações de Emergência, Vladimir Puchkov, o imediato envio de um avião para a zona do desastre", informou o Kremlin, em comunicado citado pela EFE.

Putin, que expressou condolências às vítimas da catástrofe aérea, mandou também que o Governo crie de imediato uma comissão estatal, enquanto as autoridades judiciais abram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvédev, ordenou ao ministro dos Transportes, Maxim Sókolov, que viaje com urgência para o Egito.

O avião, que tinha como destino são Petersburgo, caiu ao sul da cidade egípcia de Al-Arish, capital da província do Norte do Sinai, pouco depois de levantar voo de Sharm-el- Sheik, um dos destinos favoritos dos turistas russos.

O aparelho pertence à companhia russa MetroJet (Kogalimavia), fundada em 1993 e com base no aeroporto moscovita de Domodedovo, que realiza habitualmente voos 'charter' (fretados). 

Lusa/SOL