Debatem, debatem… e dominam audiências

O futebol arrasta multidões, é uma frase que já se escreveu muitas vezes. Mas também mantém muita gente pregada à cadeira e não só durante a transmissão de jogos importantes. É isso que mostram as audiências dos vários programas de debate sobre o mundo da bola, que abundam nos canais de informação. E quando há…

No primeiro domingo em que o candidato Marcelo Rebelo de Sousa não ocupou a cadeira do estúdio da TVI (18 de outubro) foi substituído pelo polémico comentador em nome do Benfica, Pedro Guerra, e pela apresentação do novo comentador do Prolongamento (da TVI24), José de Pina. A audiência do segmento em que os dois foram entrevistados por Judite de Sousa, foi seguida por 1 milhão e 405 mil espetadores, em média, durante os 20 minutos que durou a entrevista.

O interesse da entrevista a Pedro Guerra (cuja entrevista conquistou  29,3% de share, ou seja 30 em cada pessoas que viam televisão) e a José de Pina justifica-se pelo clima bélico criado na semana anterior, em que Eduardo Barroso, comentador em nome do Sporting, abandonou em direto o  Prolongamento em conflito aberto com Pedro Guerra. Refira-se que o Jornal das 8 da TVI com Marcelo fazia médias de share de 30% e a presença de Pedro Guerra manteve esse nível.

No passado domingo, o dérbi transmitido pela Benfica TV, o canal por subscrição do Benfica, foi visto por 352 mil espetadores (um valor que camufla o facto de muita gente se juntar em cafés e casas de amigos para assistir ao jogo), com um share de 10,1%. Mas na segunda-feira, os debates de futebol na TVI24 e na SIC Notícias obtiveram juntos quase tanto como isso: 253 mil espetadores. O que prova que ver e ouvir falar de futebol é um grande desporto nacional. 

Mais bola que Mad Men

Em outubro, O Dia Seguinte, da SIC Notícias, transmitido às 22h, obteve uma média de 117 mil espetadores e 3,1% de share. O Prolongamento, que se tornou muito polémico este mês com a contenda entre Pedro Guerra  e Eduardo Barroso,  obteve 171 mil  espetadores e 5% de share. O Trio d’Ataque, na RTP3, obteve uma média de 76 mil espetadores e um share de 1,8%.

Refira-se que na há duas semanas um total de 253 mil pessoas seguiram os debates de futebol entre Rui Gomes da Silva, Guilherme Aguiar e Rogério Alves, no Dia Seguinte, na SIC Notícias , e entre Manuel Serrão, Pedro Guerra e José de Pina, no Prolongamento da TVI 24 .

Ao mesmo tempo, apenas 43 mil espetadores seguiam na RTP2 o episódio de Mad Men, a série da norte-americana AMC que já recebeu quatro Emmys de Melhor Série Dramática e que tem sido considerada como uma das dez melhores séries de sempre.  

telma.miguel@sol.pt