Seis razões para se tornar vegan

No Dia Mundial do Veganismo, Mimi Bekhechi, diretora da organização PETA UK, escreveu um texto para o site Independent com seis razões para aderir a este estilo de vida, assente na ausência de qualquer produto de origem animal na alimentação.

Aqui estão elas:

1 – O consumo de carne processada pode levar ao desenvolvimento de cancro: Um relatório da Organização Mundial de Saúde revelou recentemente que o consumo de carnes processada pode fazer tão mal quanto o tabaco. O documento explica que o consumo de 50 gramas de carne processada – o equivalente a uma salsicha ou menos de duas fatias de bacon – pode aumentar em 18% as probabilidades de desenvolver cancro no intestino.

2 – É a melhor forma de ajudar os animais: “Em muitas quintas industriais, os animais são mantidos em condições desumanas e nunca terão a hipótese de formar uma família, procurar comida ou fazer tudo aquilo que é natural um animal fazer”, escreve Mimi Bekhechi.

3 – Não somos vitelos: “As vacas produzem leite com o mesmo fim que os humanos – alimentar as crias”, escreve a diretora da PETA UK, defendendo assim que os seres humanos devem deixar de consumir leite.

4 – Ajuda a prevenir doenças cardíacas: Os alimentos ricos em gordura são um perigo para o nosso coração – muitas vezes este tipo de dieta é associada ao consumo de carne.  

5 – A pecuária está a matar o planeta: “Esqueça as lâmpadas eficientes e os carros híbridos – o melhor que há a fazer para ajudar a preservar o ambiente é para de comer carne animal. A sua produção está ligada às alterações climáticas, à escassez de água, erosão do solo e outros problemas ambientais”, diz Mimi, citando relatórios de grupos de investigadores das Nações Unidas.

6 – A comida vegan é deliciosa: Esta ativista explica que adotar uma dieta veganista não implica deixar de comer hambúrgueres, sanduíches de frango e gelados. Isto porque várias empresas criaram vários alimentos sem carne e sem derivados que têm “todo o sabor que os outros, sem o colesterol e a crueldade”.