Pelo menos 15 pessoas morreram hoje no Mar Egeu

Pelo menos 15 migrantes, dos quais seis crianças, morreram hoje em dois naufrágios no Mar Egeu, ao largo das ilhas gregas de Samos e de Farmakonissi, segundo um novo balanço efetuado pela guarda-costeira. 

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje no Mar Egeu

Inicialmente, as autoridades tinham anunciado a morte de 13 migrantes, mas dois outros corpos foram resgatados durante a tarde.

O primeiro naufrágio ocorreu a cerca de 20 metros da costa Galazio de Samos, quando uma embarcação de seis metros naufragou. Dez corpos de migrantes, entre os quais seis crianças, foram descobertos na cabine do barco.

O corpo de uma jovem foi encontrado na costa de Samos, no Mar Egeu.

Quinze pessoas sobreviveram ao naufrágio e pelo menos dois migrantes estão desaparecidos, segundo as autoridades.

Este novo naufrágio junta-se a uma dezena que ocorreu desde segunda-feira ao largo das ilhas gregas de Lesbos, no noroeste do Mar Egeu, e Rodes, situada no sudeste do Mar Egeu, que separa a Grécia da Turquia e que já contabilizam cerca de 60 mortos, dos quais 28 crianças.

Com a chegada do mau tempo e a corrida dos refugiados para tentar antecipar o fecho em curso das fronteiras europeias, o balanço de vítimas encontradas nas águas gregas do Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro, de acordo com a contagem realizada pela agência de notícias AFP.

Desde o início do ano, as entradas na Grécia pelo mar atingiram a cifra de 580.125, segundo os dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), num total de 723.221 chegadas no Mediterrâneo.

Em Itália, 140.200 pessoas entraram por mar.

Lusa/SOL