Easyjet abre três novas rotas

A easyJet anunciou hoje três novas rotas a partir de abril e o reforço da operação no Porto com a colocação de um terceiro avião em permanência no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que criará 40 novos postos de trabalho.

Em conferência de imprensa, a companhia aérea britânica anunciou que irá instalar um terceiro avião na base do Porto, um investimento aproximado de 75 milhões de euros, que irá permitir aumentar o número de frequências e a nova rota com destino ao Funchal.

Com a abertura de três novas rotas – Porto-Funchal, Lisboa-Nantes e Faro-Lyon – e o aumento das frequências já existentes, a companhia de baixo custo quer alcançar em Portugal os cinco milhões de passageiros em 2016.

De acordo com o diretor comercial da easyJet Portugal, José Lopes, a vinda do terceiro avião, um A320, implica, entre pilotos e pessoal de cabine, mais 40 postos de trabalho diretos, que permitirá operar a nova ligação direta com a Ilha da Madeira — que terá quatro frequências semanais — e ainda aumentar de frequências nas rotas existentes.

Com este plano de crescimento, a companhia britânica prevê ultrapassar os cinco milhões de passageiros transportados em 2016, aumentando 700 mil em relação ao ano em curso, ou seja, cerca de 14%.

No próximo ano fiscal, a easyJet prevê crescer 9% em Lisboa, 18% no Funchal, 7,6% em Faro, 40,3% no Porto e 148,5% em Ponta Delgada (que será o primeiro ano completo de operação para os Açores, na sequência da liberalização do espaço áereo).

A rota Porto-Funchal terá início a 20 de maio, enquanto Lisboa-Nantes e Faro-Lyon começam a operar em meados de abril.

Em declarações aos jornalistas, José Lopes adiantou que o programa para o verão "ainda não está fechado", podendo sofrer uns "retoques finais",

A easyJet iniciou a operação em Portugal em 1998, estando atualmente a operar nos cinco principais aeroportos — Lisboa, Faro, Funchal, Porto e Ponta Delgada, disponibilizando um total de 51 rotas.

Lusa/SOL