Em Outubro morreram 400 refugiados no Mediterrâneo

Quase 400 refugiados e migrantes morreram em outubro ao tentarem atravessar o Mediterrâneo para alcançar as costas europeias, segundo os dados hoje divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Em Outubro morreram 400 refugiados no Mediterrâneo

Só nos primeiros três dias de novembro, 18 pessoas já perderam a vida durante a travessia desta rota migratória, revelaram os mesmos dados.

Com estes novos valores, o número de pessoas que morreram no Mediterrâneo este ano já atinge os 3.406.

Em termos globais, mais de 72% das mortes de migrantes registadas este ano ocorreram na rota do Mediterrâneo.

Estes números são divulgados um dia depois do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) ter informado que em outubro tinha sido atingido um recorde de travessias no Mediterrâneo: mais de 218 mil pessoas fizeram esta rota marítima para chegar às costas da Grécia, Itália e Espanha.

"No mês passado foi um mês recorde para as chegadas", disse, na segunda-feira, Adrian Edwards, porta-voz do ACNUR, sublinhando na mesma altura que as chegadas em outubro já eram quase equivalentes a todo o ano de 2014.

No ano passado, chegaram à Europa 219 mil pessoas, de acordo com dados da ONU.

Com este afluxo sem precedentes, o número de chegadas ao continente europeu via Mediterrâneo já atingiu nos primeiros dez meses do ano os 760.979, de acordo com os últimos dados disponíveis.

O porta-voz da OIM, Joel Millman, afirmou que a agência das Nações Unidas espera que as más condições meteorológicas, normalmente associadas ao período de inverno, consigam abrandar as movimentações nesta rota marítima.

Questionado sobre a possibilidade de ser alcançada este ano a marca de um milhão de chegadas às costas europeias, Joel Millman escusou-se a avançar com previsões, alertando apenas que o agravamento das condições meteorológicas poderá representar um aumento exponencial das mortes.

Lusa/SOL