Vida

Um problema de matemática tão fácil que deixou centenas de alunos confusos

Às vezes as perguntas de um teste são tão fáceis que os alunos têm tendência a ‘complicar’. Foi exatamente o que aconteceu no exame de matemática avançada do Victorian Certificate of Education, na Austrália.

Os estudantes tinham de resolver um problema com duas moedas de 50 centavos. Veja se consegue resolvê-lo:

- Uma moeda de 50 centavos tem 12 lados iguais. Duas moedas de 50 centavos são apoiadas uma ao lado da outra em cima de uma mesa, tocando apenas com um dos lados, tal como aparece na imagem. Qual o valor de x? A) 12º B) 30º C) 36º D) 60º E) 72º

 A resposta certa era D) 60º. Bastava imaginar um triângulo equilátero (em que os três lados são iguais) e saber que a soma dos seus ângulos internos é 180º. Logo, 60º+60º+60º=180º.

Este raciocínio pode parecer um pouco elaborado para quem não frequentou o curso de matemática, mas é muito simples para quem se candidatava a um exame avançado desta disciplina.

Muitos alunos duvidaram da simplicidade do raciocínio, começando a arranjar explicações mais elaboradas para o problema. Por isso mesmo, muitos deles acabaram por errar a pergunta.

A questão desencadeou um grande debate no Twitter: Uns gozavam com os alunos por terem errado um problema tão fácil, outros perguntavam qual a razão para uma pergunta tão básica ser colocada num exame destes. Mas a verdade é que houve muitos zeros nesta pergunta…

joana.alves@sol.pt