A vida aos pedaços

“Equilíbrio Ela tinha uma remansosa biblioteca. Ele era um ativíssimo analfabeto. […] Atencioso Prometo ir ao teu enterro. Já não perdes tudo”. Em só duas linhas ou, no máximo, em quatro dezenas delas, Fernando Venâncio compôs 76 pequenas histórias, uma série delas curtas ou curtíssimas, agora reunidas em Beijo Técnico e outras histórias.

Crê-se que sob inspiração do surrealista Mário-Henrique Leiria e dos seus Contos do Gin-Tonic, o narrador vagueia por aí, qual flanêur, recolhendo impressões da vida vivida, lida e pensada. Desses fragmentos que recolhe enquanto por eles passa (ou passam por ele) faz surgir, sempre em movimento, as suas personalizações do mundo. Surgem do nada, isto é, surgem à medida da sua própria linguagem e da sua digestão do tempo. Leia-se, por exemplo, o texto ‘Sem Rede’: “O trapezista ainda perguntou: – Achas mesmo? Sem rede? O amigo malabarista, às voltas com o telemóvel: Pois é, sem rede. Foi impossível chamar o pronto-socorro”.

Utilizando a clareza como estratégia, mais do que como valor, atento às camadas que separam as coisas dos significados, Venâncio inicia-nos, mais, atira-nos de cabeça (e sem rede), na arte do fragmento como género retórico. Procura e organiza sinais, sabendo que tudo o que vemos e que tudo o que escrevemos nunca será senão inacabado e fragmentário. Assim, independente, autónoma face à experiência, mas alimentando-se dela, a imagem literária cria-se a si mesma. É o que acontece neste livro, como num beijo técnico, que é sem o ser o mais sentido de todos os beijos.

Fernando Venâncio é crítico literário, professor, ensaísta, escritor, autor dos romances Os Esquemas de Fradique (1999) e El-Rei no Porto (2001) e de livros de contos e de crónicas. Sabe trabalhar, sopesar a frase e a narrativa. Estes seus fragmentos, histórias pequenas e pequenas histórias, são, como as anotações de La Bruyère ou os exercícios de estilo e forma de Pascal Quignard ou as experimentações surrealistas de Mário-Henrique Leiria, matéria literária antipedante e antissistemática, pessoalíssima e cheia de caráter.

Beijo Técnico e outras histórias

Fernando Venâncio Ulisseia

116 págs.,

12.50 euros