‘Não vale a pena culpar os mercados’

O governador do Banco de Portugal disse hoje que não vale a pena culpar os mercados pela situação em que o país se encontra, aconselhado o país a aprovar o Orçamento do Estado e a arranjar um consenso político que garanta que as medidas anunciadas vão ser cumpridas.

«não vale a pena culpar os mercados; se não fizermos o nosso trabalho ninguém nos acompanha», afirmou o governador carlos costa no almoço da câmara de comércio e indústria luso-espanhola.

«precisamos urgentemente do orçamento do estado para 2011 aprovado e de um consenso político que dê garantias que o business plan seja cumprido», disse o mesmo responsável, referindo-se aos objectivos orçamentais já anunciados elo governo.

carlos costa deixou ainda mais um conselho ao executivo: é preciso «reforçar» a transparência e divulgar mais cedo dados efectivos sobre a execução orçamental.

nos últimos meses portugal tem vindo a ser penalizado pelos mercados financeiros, com os investidores a exigirem um preço cada vez mais elevado para deterem divida pública portuguesa.

isabel.resende@sol.pt