Economia

INE deverá divulgar nova descida do desemprego

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá divulgar hoje uma nova descida da taxa de desemprego, que deverá rondar os 11,7% no terceiro trimestre, segundo estimativas de departamentos de estudos económicos recolhidas pela agência Lusa.

INE deverá divulgar nova descida do desemprego

No segundo trimestre, a taxa de desemprego diminuiu para 11,9%, uma queda homóloga de dois pontos percentuais e um recuo de 1,8 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Entre as previsões recolhidas pela agência Lusa, a taxa de desemprego no terceiro trimestre deverá rondar os 11,7%, com o Núcleo de Estudos sobre a Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, a estimar que a taxa desça para 11,6%, enquanto o banco Montepio estima uma redução para 11,8%.

Segundo o Montepio, esta "diminuição ligeira", a confirmar-se, demonstrará uma retoma da "tendência de alívio" da taxa de desemprego, depois de um agravamento "pontual" do desemprego no quarto trimestre de 2014 e o primeiro deste ano.

Também o NECEP considera que esta redução da taxa de desemprego acompanha "a dinâmica de recuperação cíclica em curso".

Por sua vez, o departamento de Estudos Económicos e Financeiros do BPI, apesar de não apresentar previsões para a taxa de desemprego trimestral, admite que a tendência de queda de desemprego e do aumento do volume do emprego registado nos últimos trimestres "sofram uma redução gradual ao longo do ano".

Em termos anuais, o BPI espera uma taxa de desemprego em 2015 de 12,6%, enquanto o Montepio e o NECEP são mais otimistas, esperando uma taxa de desemprego de 12,4% e de 12,3% no final deste ano, respetivamente.

Estas previsões estão bem abaixo dos valores apresentados pelo Governo no Programa de Estabilidade, estimando que a taxa de desemprego no final do ano fique nos 13,2%.

Lusa/SOL

Os comentários estão desactivados.