Costa apresenta acordo ao partido no fim de semana

António Costa vai reunir os órgãos do PS este fim de semana para apresentar o acordo com BE e PCP.

No sábado será reunida a Comissão Nacional, o órgão máximo entre Congressos, e no domingo reúne-se a Comissão Política Nacional, o órgão de direção alargado. Até lá o acordo terá que ficar fechado. Hoje o Jornal de Negócios avança que haverá esta noite uma reunião decisiva com o PCP para fechar o acordo político à esquerda.

A reunião de sábado será às 15h30 no Hotel Altis, que costuma ser o quartel-general dos socialistas em noites eleitorais. Uma data coincidente com o almoço organizado por Francisco Assis, na Mealhada, que reúne os descontentes com a estratégia de António Costa de aproximação a BE e PCP.

Já a reunião da Comissão Política será às 21h30 de domingo, no Largo do Rato. As reuniões ocorrem na véspera da discussão do programa de Governo marcada para segunda e terça, no Parlamento, e da apresentação das moções de rejeição apresentadas, pelo menos, por BE e PCP. 

Esta manhã o Jornal de Negócios traz um primeiro esboço do acordo económico à esquerda. Entre as medidas divulgadas está a atualização de pensões até 628 euros já em 2016, a descida da TSU para salários abaixo dos 600 euros e a baixa do IVA da restauração para 13% também no próximo ano. Uma das medidas mais polémicas do PS, o despedimento conciliatório, fica para já de fora. Contudo, o mesmo jornal frisa que o acordo político com o PCP ainda não está fechado.

sonia.cerdeira@sol.pt