Da família com amor

Um vinho de família, feito por toda a família, é a história singular do Quinta do Monte Xisto 2013 que acabei de provar. João Nicolau de Almeida, filho do famoso Fernando Nicolau de Almeida (o ‘pai’ do Barca Velha), fundou uma empresa com a sua mulher Graça Eça de Queiroz Cabral (também de famílias ligadas…

E como para esta família um vinho é muito mais do que um líquido dentro de uma garrafa, é história e cultura, desafiaram Maria Sottomayor, formada em Belas Artes e casada com o filho João, a interpretar esta colheita através da pintura.

E Maria interpretou as castas, a vinificação, o estágio de 18 meses em pipas, a grande diversidade de aromas (rosmaninho e frutos vermelhos com um toque apimentado), o volume e a mineralidade presentes e os sabores vivos de cereja madura, framboesa e pêssego, a terminar com um final longo. Tudo apresentado numa brochura que acaba por humanizar ainda mais este Quinta do Monte Xisto 2013.

Agora, que cada um prove este néctar e sinta o que toda uma família criou com grande amor pela terra e pelos vinhos.

jmoroso@netcabo.pt 

 

QUINTA DO MONTE XISTO

Ano: 2013

Região: Douro

Castas: Touriga Nacional (60%), Touriga Francesa (35%) e Sousão (5%)

 

 

 

 

 


GUIA DE VINHOS DE 2016

Vinhos de Portugal 2016, assim se chama o guia de vinhos que João Paulo Martins publica há 22 anos consecutivos e que acaba de chegar ao mercado. Jornalista especializado na área dos vinhos e membro do júri do importante Concurso Mundial de Bruxelas, o autor faz-nos chegar agora a última edição de um guia que, em minha opinião, é o mais completo e o melhor entre todos os que se publicam. Em 680 páginas, analisam-se todas as regiões, classificações e notas de prova, assim como uma seleção dos melhores vinhos do ano e uma escolha entre os vinhos que custam menos de quatro euros.

 

 

O CHAMPANHE DE JAMES BOND

A Bollinger, prestigiada casa de champanhes, preparou uma edição especial para assinalar o lançamento do novo filme 007 Spectre, com estreia marcada em Portugal para dia 5 de Novembro. Bollinger Spectre Limited Edition inclui a edição especial de Bollinger Millésime 2009, garrafa que está guardada numa embalagem com alguns truques surpresa, e cujo interior está preparado para a manter fresca até duas horas. Este é já o 14.º filme de James Bond em que a marca está presente.