Advogado português vai presidir a associação internacional

Pedro Pais de Almeida, sócio da Abreu Advogados, foi eleito na semana passada como vice-presidente da União Internacional de Advogados, tornando-se automaticamente o próximo presidente, a partir de 2017. O único português que liderou a UIA foi Adelino da Palma Carlos, há mais de 50 anos.

A União Internacional dos Advogados, fundada em 1927 em Paris, é a mais antiga associação do mundo, com mais de dois milhões de advogados e 200 entidades e federações de advogacia, de 110 países.

O advogado português sucedeu no cargo a Laurence Bory, da Suíça, que se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da UIA. Pedro Pais de Almeida vai ser presidente em 2017, para um mandato de dois anos, na altura em que a instituição comemora os seus 90 anos. Pais de Almeida, membro da UIA desde 1995, foi eleito vice-presidente num congresso em Valência, Espanha, onde participaram cerca de mil advogados.

O único português que esteve no cargo de presidente da União Internacional de Advogados foi Adelino da Palma Carlos – primeiro-ministro no primeiro Governo provisório após o 25 de Abril –, entre 1962 e 1963. Foi Palma Carlos, enquanto bastonário da Ordem dos Advogados, que promoveu a adesão da Ordem à UIA, em 1952.

emanuel.costa@sol.pt