Governo admite negociar aumento do salário mínimo

O Governo admite negociar, juntamente com os socialistas, em sede de Concertação Social, uma atualização do valor do salário mínimo. Esse aumento será feito tendo em conta “a evolução da produtividade do trabalho e outros indicadores relevantes”, lê-se no programa do Executivo de Passos Coelho, que hoje foi conhecido.

Para fomentar o emprego, a coligação aposta na criação de soluções focadas em públicos mais vulneráveis. Há várias medidas para aumentar a contratação de desempregados de longa duração e de jovens por empresas, que passam a beneficiar de incentivos fiscais. Por exemplo, organismos que empreguem beneficiários do subsídio de desemprego, poderão ter uma isenção temporária do pagamento para a Segurança Social.

Ao mesmo tempo, quer lançar novos apoios à criação de emprego nas zonas mais desertificadas do país. Entre eles, a isenção de pagamentos à Segurança Social (no máximo durante um ano e meio) para as empresas destas regiões que contratarem desempregados de longa duração ou jovens até aos 30 anos que nunca tenham tido um contrato de trabalho

Outra das apostas para incentivar o emprego dos desempregados com mais de 50 anos e criar programas de formação em microcrédito e crowdfunding para ajudar estes portugueses a criarem os seus projetos de empreendedorismo.

Conheça aqui as propostas do programa do Executivo

joana.f.costa@sol.pt