‘Noodles’ de multinacional suíça voltam ao mercado após problema de excesso de chumbo

A multinacional suíça Nestlé anunciou o regresso dos seus ‘noodles’ (massa) da Maggi à Índia depois de terem sido proibidos em junho pelas autoridades indianas, que detetaram níveis de chumbo superiores ao permitido.

"Os teus 'noodles' preferidos da Maggi regressaram", escreveu a Nestlé na sua conta oficial na rede social Twitter na Índia.

A Nestlé anunciou, na passada semana, que tinha voltado a produzir os 'noodles' depois de três laboratórios indicados por um tribunal indiano terem confirmado que já continham níveis de chumbo "muito abaixo" dos limites permitidos.

Apesar de um tribunal de Bombaim ter levantado, em agosto último, a proibição de venda deste produto pré-cozinhado imposto pelo Governo indiano, considerando que a decisão foi "arbitrária", ordenou a realização de novas análises aos 'noodles'.

Os 'noodles' da Maggi chegaram à Índia em 1982, tendo-se convertido, nos últimos anos, numa das comidas mais populares no gigante asiático, devido sobretudo ao baixo preço (entre 10 e 25 rupias: 0,14 e 0,35 euros) e à sua rápida preparação.

Lusa/SOL