Volkswagen vai oferecer dinheiro a americanos ‘desiludidos’ (atualizada)

O grupo Volkswagen vai oferecer mil dólares em cartão a clientes dos Estados Unidos que se sintam defraudados por terem carros envolvidos no escândalo das emissões. Uma associação de consumidores alemã também já veio a público pedir o mesmo para o país.

Volkswagen vai oferecer dinheiro a americanos ‘desiludidos’ (atualizada)

Já foi revelado o programa de compensações para clientes americanos da Volkswagen que tenham carros afetados pelo escândalo das emissões poluentes. Em comunicado, o CEO da Volkswagen nos Estados Unidos, Michael Horn, afirmou que cada pessoa vai receber nas próximas semanas mil dólares (930 euros) em 'cartão presente'.

Esse valor está divido em dois cartões de 500 dólares (465 euros), sendo um para usar apenas nos concessionários e oficinas Volkswagen (em peças, manutenção ou trocas de carro) e o segundo terá utilização livre.Também os clientes da Audi vão receber a mesma compensação, que para essa marca vai ser anunciada no final da semana.

Será perto de meio milhão de dólares – mil por cada um dos 482 mil carros afetados – o valor que a gigante alemã investe nesta operação de credibilização nos Estados Unidos. "Estamos a oferecer este pacote de boa vontade como um primeiro passo para reconquistar a confiança dos nossos clientes", sublinhou Michael Horn no comunicado da marca.

Os jornais norte-americanos estão também a avançar que os clientes, ao aceitarem o dinheiro, não ficam impedidos de manter ou iniciar processos judiciais contra a Volkswagen relacionados com o escândalo das emissões poluentes.

Em função deste desenvolvimento nos EUA, que começou a ser avançado pela imprensa ontem, já há notícias na Alemanha a dar conta de que os consumidores germânicos querem o mesmo tipo de compensação. “O grupo tem de assumir as suas responsabilidades. Um voucher é o mínimo que a empresa pode fazer para compensar os clientes afetados”, afirmou Klaus Mueller, presidente da Federação de Associações de Proteção dos Consumidores, numa entrevista ao jornal Rheinische Post esta segunda-feira.

A pressão internacional, a começar pela Alemanha, o país que tem mais carros afectados pelo escândalo das emissões, pode levar o grupo alemão a usar a mesma estratégia compensatória noutros países, como Portugal.

Hoje houve também um protesto simbólico de ativistas da Greenpeace, em Wolfsburgo. Na entrada da principal fábrica do grupo, os ambientalistas colocaram um ‘C’ à esquerda do símbolo da Volkswagen e um ‘2’ à direita, numa alusão a dióxido de carbono (CO2), que estará na base do mais recente escândalo relacionado com as emissões poluentes – 800 mil carros a emitir especificamente mais CO2 do que o suposto.

Ao lado, os ativistas ainda colocaram a faixa ‘Das Problem’ (o problema), jogando com o slogan da Volkswagen: ‘Das Auto’ (o automóvel).

Desde meados de setembro que o escândalo da Volkswgen tem feito correr tinta em todo o mundo. Serão pelo menos 11 milhões os automóveis equipados com um software que falseia as emissões poluentes, parecendo mais baixas do que na realidade são em situações de teste. Em Portugal há cerca de 120 mil carros nesta situação, das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.

Em relação ao mais recente desenvolvimento, na semana passada, não se sabe se os 800 mil carros com CO2 adulterado estão ou não dentro dos 11 milhões. Mas é certo que, sendo esse um dos componentes que contam para o Imposto Sobre Veículos (ISV) pago no ato de compra e para o Imposto Único de Circulação (IUC) pago anualmente, o Estado português pode vir a ser ressarcido pela Volkswagen devido a impostos em falta por esses carros, caso estejam a circular em Portugal.

emanuel.costa@sol.pt