Queen em maio no Rock in Rio Lisboa

O grupo rock britânico Queen, agora com Adam Lambert como vocalista, vai atuar a 20 de maio, no arranque do festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista, anunciou hoje a organização.

Este é o primeiro cabeça-de-cartaz a anunciar para o Rock in Rio Lisboa, que decorrerá nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de maio, no Parque da Bela Vista, uma edição que servirá para encerrar as comemorações dos trinta anos do festival de música.

Os Queen são uma das mais populares bandas rock do Reino Unido, tendo surgido em 1970 com Freddie Mercury (voz), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria).

Com a morte de Freddy Mercury, em 1991, e a saída de John Deacon, o grupo foi-se mantendo, com concertos ocasionais, com Brian May e Roger Taylor.

Só mais recentemente é que o grupo voltou à estrada com novos vocalistas – primeiro com Paul Rodgers, com quem estiveram em 2005, em Portugal, e agora com Adam Lambert, músico que saltou para a ribalta depois de ter participado num concurso televisivo de talentos.

"Bohemian Rapsody", "We will rock you", "Don't stop me now", "Crazy little thing called love" – todos dos anos 1970 -, "Under pressure", "Radio Ga Ga" e "A Kind of magic" são alguns dos êxitos dos Queen, vindos de álbuns que venderam milhões de exemplares em todo o mundo.

A primeira vez que os Queen atuaram com Adam Lambert foi em 2009, na final do programa televisivo American Idol, e na cerimónia de entrega de prémios MTV Europe Music Awards.

Este ano, o grupo deu mais de vinte concertos na Europa e atuou também no Rock in Rio no Rio de Janeiro, Brasil.

No primeiro Rock in Rio Brasil, em 1985, os Queen, então com Freddy Mercury, deram dois concertos para cerca de 500.000 pessoas.

Lusa/SOL