Verão de São Martinho continua?

O ‘verão de S. Martinho’ vai manter-se hoje com temperaturas de 25 graus Celsius em Leiria e acima dos 22 em várias regiões do continente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são várias as cidades portuguesas cujas temperaturas vão estar acima dos 22 graus Celsius, com destaque para Leiria, que será a localidade mais quente, a chegar aos 25, enquanto em Beja, Évora e Braga são esperadas máximas de 24.

Já em Coimbra, Santarém, Sines e Faro, as máximas previstas são de 23, enquanto em Lisboa, Porto, Portalegre e Sagres serão de 22.

O norte do país registará as temperaturas máximas mais baixas, mas ainda assim estão previstos 21 graus para Viana do Castelo, 20 para Viseu e 19 para Vila Real e Bragança.

Para hoje, no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral a norte do Cabo Mondego a partir do final da tarde. 

O vento tende a soprar fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) de leste no Algarve.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir no nordeste transmontano até meio da tarde.

Nos Açores, o IPMA prevê para as ilhas do Corvo e Flores, do grupo ocidental, céu muito nublado na madrugada, tornando-se pouco nublado para a tarde acompanhado de aguaceiros na madrugada.

O vento será de noroeste moderado (20/30 km/h), tornando-se bonançoso (10/20 km/h) para a noite.

Para o grupo central, composto pelas ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, passando a aguaceiros para a tarde, enquanto o vento será de sudoeste moderado (20/30 km/h), rodando para norte bonançoso (10/20 km/h) para a tarde.

Já para as ilhas de Santa Maria e São Miguel, do grupo oriental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas e vento sudoeste bonançoso (10/20 km/h), enfraquecendo (05/10 km/h).

Para a Madeira, o IPMA prevê também períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de nordeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste nas zonas montanhosas.

Lusa/SOL