Apple vai criar mil novos postos de trabalho

A multinacional norte-americana Apple vai criar mil novos postos de trabalho em Cork, sul da Irlanda, onde construirá um novo edifício para escritórios, informou hoje a Agência Irlandesa de Desenvolvimento (IDA).

Apple vai criar mil novos postos de trabalho

O gigante tecnológico prevê inaugurar em meados de 2017 estas novas instalações, que ficarão no 'campus' que já possui no polígono industrial de Hollyhill, em Cork, e subirá assim o número de postos de trabalho para um total de 6.000 na Irlanda.

O anúncio da IDA coincide com a visita hoje a Dublin do presidente executivo da Apple, Tim Cook, que festejou a expansão da empresa em Cork, a segunda maior cidade da Irlanda, com uma reunião na capital com o primeiro-ministro irlandês, o democrata-cristão Enda Kenny.

O diretor executivo da IDA, Martin Shanahan, destacou o contínuo crescimento da Apple desde que se instalou pela primeira vez em 1980 em Cork, onde as operações incluem entre outras serviço de atendimento ao cliente, finanças e distribuição global.

"A contínua expansão da empresa (Apple) é testemunha da qualidade e talento (da mão-de-obra na Irlanda), das infraestruturas e do ambiente empresarial que este país pode oferecer à Apple para que continue a ser uma das empresas líderes na criação de emprego na Irlanda", afirmou hoje Kenny.

A Apple também anunciou hoje a assinatura de um acordo de colaboração com a Autoridade Irlandesa de Energia Sustentável (SEAI) para impulsionar o desenvolvimento de tecnologia encaminhada para aproveitar a energia das ondas.

Para alguns observadores irlandeses, os planos da Apple demonstram o compromisso da empresa de continuar a crescer na Irlanda, apesar da Comissão Europeia ter aberto uma investigação às alegadas vantagens fiscais seletivas concedidas pelo Governo de Dublin.

Lusa/SOL