Não comer em conjunto ou ter o smartphone à mesa é uma ‘não família’

A vida em família foi hoje abordada pelo Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira. Na mensagem dirigida aos fiéis que estavam no Vaticano sublinhou que as famílias devem conviver, comer à mesa em conjunto e desligar televisor, tablets e telefones, adianta a Rádio Renascença.

Não comer em conjunto ou ter o smartphone à mesa é uma ‘não família’

“Uma família que quase nunca come em conjunto ou que, à mesa, não fala mas vê a televisão ou olha para o ‘smartphone’, é uma família ‘pouco família’. Quando os filhos, à mesa, estão agarrados ao computador, ao telemóvel e não se ouvem uns aos outros, isto não é família, é uma pensão”, disse o Papa.

Dos hábitos à mesa, o Sumo Pontífice falou de alimentação e dos excessos que se cometem nos países ricos face ao que falta nos países pobres, relata ainda a emissora católica.

“Nos países ricos somos induzidos a gastar dinheiro para comer excessivamente e, depois, somo-lo de novo para remediar o excesso. Este negócio insensato desvia a nossa atenção da verdadeira fome do corpo e da alma. Quando não há convivência, há egoísmo, cada um só pensa em si, ajudado pela publicidade que a reduziu a uma linguagem de lanches e guloseimas, enquanto tantos, demasiados irmãos e irmãs, ficam fora da mesa. Isto é uma vergonha!”, afirmou.